quarta-feira, 12 de junho de 2013

Av2 - PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento

Questão 1:
Pense nas nossas discussões acerca do ambiente alfabetizador. Dentre as questões abaixo, assinale aquela que corresponde com o seu conceito:
Alternativas
1 - é composto apenas pelo aspecto arquitetônico, isto é, as paredes e a disposição das carteiras.
2 - é aquele que proporciona o contato com os usos da língua na suas múltiplas manifestações (teatro, dança, música, leitura de obras de arte).
3 - não se preocupa em despertar o desejo da criança aprender a ler e a escrever.
4 - concentra-se somente na organização dos espaços e desconsidera a questão dos tempos da escola, da organização de turmas, do tipos de atividades, da rotinas e propostas didáticas.
5 - é um ambiente criado, planejado e organizado pelo educador, pois não há necessidade de contemplar os interesses, a diversidade, os conhecimentos e desejos da criança.
Sua resposta
2 - é aquele que proporciona o contato com os usos da língua na suas múltiplas manifestações (teatro, dança, música, leitura de obras de arte).
Resposta gabarito
é composto apenas pelo aspecto arquitetônico, isto é, as paredes e a disposição das carteiras.
é aquele que proporciona o contato com os usos da língua na suas múltiplas manifestações (teatro, dança, música, leitura de obras de arte).
não se preocupa em despertar o desejo da criança aprender a ler e a escrever.
concentra-se somente na organização dos espaços e desconsidera a questão dos tempos da escola, da organização de turmas, do tipos de atividades, da rotinas e propostas didáticas.
é um ambiente criado, planejado e organizado pelo educador, pois não há necessidade de contemplar os interesses, a diversidade, os conhecimentos e desejos da criança.

Questão 2:
Ao planejar o trabalho pedagógico de alfabetização e letramento, o educador precisa levar em conta que:
Alternativas
1 - O planejamento focado na aprendizagem das crianças deve prever: a organização de atividades diferenciadas, tais como a proposta dos cantos temáticos; algumas atividades permanentes como a hora do conto e os momentos de jogos e brincadeiras.
2 - O educador no planejamento e construção do ambiente alfabetizador deve ocasionalmente criar ambientes lúdicos com materiais escritos significativos ao universo infantil.
3 - O brincar espontâneo, sem qualquer mediação docente, com materiais escritos oportunizam a aprendizagem e a inserção da criança na cultura escrita.
4 - O educador deve organizar a turma sempre da mesma maneira, pois o trabalho em grupos nunca é produtivo e pouco oportuniza a aprendizagem compartilhada.
5 - Ao organizar a turma o professor deve levar em conta só a própria atividade, desconsiderando os objetivos, o espaço disponível, o tempo de duração e o
material a ser utilizado.

Resposta gabarito
1 - O planejamento focado na aprendizagem das crianças deve prever: a organização de atividades diferenciadas, tais como a proposta dos cantos temáticos; algumas atividades permanentes como a hora do conto e os momentos de jogos e brincadeiras.

Questão 3:
Dentre as situações abaixo, qual delas faz parte de um ambiente lúdico que oportuniza à criança práticas de escrita?
Alternativas
1 - salas com carteiras enfileiradas, com o alfabeto exposto acima do quadro.
2 - salas com paredes repletas de cartazes produzidos pelo educador, com os móveis etiquetados com seus respectivos nomes.
3 - utilização de ambiente externos (pátios, jardins, passeios) e ambiente internos tais como as bibliotecas, o cantinho de leitura e escrita com amplo materiais escritos.
4 - salas com muitos jogos de alfabetização controlados pelo educador e usados somente em momentos específicos nos quais o professor não está trabalhando nenhum conteúdo.
5 - sala sem muitos recursos escritos, pois pode desviar a atenção da criança daquilo que o educador está ensinando.

Resposta gabarito
3 - utilização de ambiente externos (pátios, jardins, passeios) e ambiente internos tais como as bibliotecas, o cantinho de leitura e escrita com amplo materiais escritos.

Questão 4:
Ao escolher um jogo que envolve conhecimentos da língua, é necessário que:
Alternativas
1 - ele seja atraente e desperte o interesse da criança.
2 - ter conteúdo educacional de boa qualidade, adequado ao plano de ensino e seus objetivos.
3 - os jogos não devem fazer parte da rotina do desafio de alfabetizar letrando, pois ele não é uma forma privilegiada de aprendizagem.
4 - aliar o interesse da criança, o seu conteúdo educacional e as situações avaliativas.
5 - No jogo a criança demonstra um comportamento passivo, pois ela só irá realizá-lo sem manipular os conhecimentos que fazem parte do seu contexto.

Resposta gabarito
4 - aliar o interesse da criança, o seu conteúdo educacional e as situações avaliativas.

Questão 5:
Em relação a alfabetização e do letramento , NÃO podemos afirmar que
Alternativas
1 - pesquisas que vêm identificando problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar, insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, perplexidade do poder público e da população diante da persistência do fracasso da escola em alfabetizar.
2 - letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas; seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível de aprendizagem da língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização.
3 - é necessário também reconhecer que, embora distintos, alfabetização e letramento são processos dependentes.
4 - a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita.
5 - até os anos 80 a alfabetização escolar no Brasil caracterizou-se por uma alternância entre métodos sintéticos e métodos analíticos, sempre, porém, com o mesmo pressuposto – o de que a criança, para aprender o sistema de escrita, dependeria de estímulos externos cuidadosamente selecionados.

Resposta gabarito

3 - é necessário também reconhecer que, embora distintos, alfabetização e letramento são processos dependentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário